domingo, 11 de novembro de 2007

Brandas e Inverneiras: Porquê?

Brandas e Inverneiras: o que são?
São núcleos habitacionais temporários cuja origem se prende com a necessidade das populações utilizarem os pastos localizados na serra para alimentar o gado.
Na Primavera e Verão, as populações permaneciam nas povoações mais altas das serras (as brandas), enquanto no Outono regressavam às povoações mais baixas (as inverneiras) onde permaneciam todo o Inverno.

Brandas e Inverneiras: o que representam?

Representam sobretudo dois modos de vida distintos mas complementares assentes num processo comum que é a transumância e num principio básico da vida que é garantir o alimento e a sobrevivência humana, pelo que apesar de actualmente não terem qualquer utilização mantém o seu valor cultural e histórico reconhecido.

Foi esta a principal razão que me levou a optar pela escolha deste nome para o meu blog, principalmente pelo facto de que tudo que nos acontece na vida e em todos os seus campos tem um pouco de "Branda" e um pouco de "Inverneira", aos quais nos temos de adaptar para garantir o nosso bem-estar e a nossa sobrevivência.

Este, será um e-spaço pessoal mas sobretudo de reflexão sobre as questões da cidadania e do exercício de uma cidadania activa, contribuindo, na medida do possível, para uma sociedade exigente, solidária e responsável.

Sem comentários: